Lar não é somente a construção, o imóvel.

Lar é o lugar para onde queremos voltar após uma ausência para trabalharmos ou viajarmos por algum motivo.

Lar é onde vivemos em paz com nossa família.

É o lugar onde nos sentimos seguros, onde ficamos à vontade para descansar e recobrar as forças para continuar a viver.

O lar precisa ser construído pelos pais a fim de que os filhos se sintam tranquilos e protegidos.

Lar é onde todos procuram dar sua contribuição para que tudo funcione bem. Não é onde uns participam e outros só usufruem.

Lar é o ambiente que devemos construir quando saimos da casa de nossos pais .

Quando se tem um lar , temos harmonia, paz, e alegria ; e, muitas vezes nem queremos sair em busca de outros lugares que supostamente possam nos proporcionar momentos mais agradáveis.

Lar é onde temos direitos e deveres; é onde podemos comer, dormir, tomar banho, estudar, adorar a Deus; mas também é onde devemos cuidar da manutenção do mesmo ( limpar,lavar,varrer, higienizar).

Lar é onde o homem respeita a sua mulher e vice-versa; estando ambos cônscios de suas responsabilidades até para criar os filhos com todo apoio e carinho, almejando o bem estar e progresso deles (filhos).

É muito triste uma casa onde só há desavenças, brigas, onde cada membro não respeita o outro. É pai contra filho, filha contra mãe, irmão contra irmão. Neste local os membros da família só convivem por necessidade ; por não terem aonde ir .

Isto muitas vezes gera ódio entre os membros e, consequentemente até mortes.

Para se tentar acertar é preciso que o chefe da casa assuma a liderança e ponha ordem no ambiente. E, aqueles que não quiserem se compor , devem mudar-se; para que os demais fiquem em paz.

E, em se tratando de cristandade, lar é onde Jesus Cristo está no centro, no controle da família.

Depois de algum tempo fora de casa é muito bom sabermos que temos um lugar , um lar para voltarmos. Uma família que nos acolhe com amor.

A Bíblia nos ensina como devemos viver para se ter paz, harmonia, alegria e amor :

1- Viver com respeito e amor

Efésios 5:25-28 ->'' Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.''

 

2- Ensinar a criança

Provérbios 22:6 -> ''Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.''

3- Honra a teu pai e a tua mãe

Deuteronômio 5:16 -> '' Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.''

Efésios 6:1-3 -> '' Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". ''

4- Pais , crie seu filho na disciplina

Efésios 6:4 -> '' Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. ''

5- Amar uns aos outros

João 15:12 -> '' O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. ''

O amor tudo suporta.

1 Coríntios 13:4-7 -> '' O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.''

Portando , onde há amor e respeito, há tudo para ser um ambiente sadio e agradável aos olhos de Deus; onde familiares se sentem tranquilos , alegres e seguros .

Todos somos responsáveis pelo nosso lar.

Não é só chegar , tomar banho, comer e dormir.

Participemos da construição de nosso lar !

Teólogo Levindo Miranda