TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Filipenses   4: 10-13 

10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;
13 tudo posso naquele que me fortalece.

Neste trecho bíblico, o Apóstolo não está se queixando a seus amigos.

Ele sabe que sua felicidade não depende das circunstâncias nem das coisas.

Pois sua alegria vem de algo mais profundo, separado de sua pobreza ou prosperidade.

A maioria de nós só se relaciona bem com Deus quando está em dificuldades.Mas, quando está tudo bem, poucos sabem dar glórias a Deus.

Por isso é que a Bíblia diz que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu.

Assim sendo, a prosperidade em vez de ajudar o cristão a mais bem se relacionar com Deus, na maioria das vezes, acaba atrapalhando.

Ou seja, há cristão que só vive em harmonia com Jesus, quando as coisas não lhe andam bem.

Na prosperidade, muitos chegam até a se distanciar de Deus.

1.     NOSSA ALEGRIA É NO SENHOR.            v. 10       

  Nossa alegria não depende das coisas ou circunstâncias.Se temos ou não temos tudo aquilo de que precisamos; pois, sabemos que o Senhor em tudo nos socorre. Basta estarmos fazendo sua vontade.  Aplicando os ensinamentos bíblicos em nossa vida.  

2.     O CRISTÃO NÃO SE DESPERA.         v. 11        

  Porque tem experiência com Deus e sabe viver tanto na fartura como na escassez.Ou seja, conhece o segredo de como se comportar tanto numa  ou outra situação.Tem consciência  de que nas dificuldades vai aprender ainda mais a depender de Deus.Na fartura não esbanja recursos, antes os guarda para usá-los se precisar  no tempo de escassez e também para socorrer os necessitados.Sua boa situação é para a glória de Deus. 

3.     SABE TIRAR  LIÇÃO.             v.12

     Tanto da escassez como da fartura. Ter experiência é conhecer o segredo.Há gente que reclama quando tem falta das coisas, mas, na fartura, esbanja.

Mateus: 14:20- “E comeram todos e saciaram-se, e levantaram dos pedaços que sobejaram doze cestos cheios.” Existem também pessoas que, quando estão bem, acham que não precisam de Deus. 

Apocalipse: 3:17 – “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu).”. 

Mas o cristão tem consciência de que deve permanecer constantemente na dependência de Jesus, porque sem Ele não consegue fazer nada que possa glorificar o nome de Deus.

 João 15: 5: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada poderá fazer.”. 

4.     TUDO POSSO EM CRISTO.      v. 13 

É Jesus Cristo que nos fortalece. É dEle que vem a força para vencermos todas as dificuldades.Essa força nos é liberada pela fé que temos em Jesus, o qual tudo pode. Sem Ele, nada podemos fazer. 

·        Conclui-se, assim, que a expressão “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”  só tem validade quando entendemos a vontade de Deus, através dos ensinamentos bíblicos, e os colocamos nas tábuas de nossos corações, pautando nossa vida por eles.

 

 

Teólogo Levindo Miranda

Última atualização ( Qua, 07 de Janeiro de 2015 18:26 )