Aproveite as oportunidades

'' Os céus são os céus do Senhor , mas a terra, deu-a aos filhos dos homens . '' Sl 115:16

Deus deu oportunidade aos filhos dos homens.

De acordo com este versículo temos permissão de Deus para tomarmos posse das oportunidades que a terra oferece , porém não podemos nos esquecer das coisas de Deus.

Há um ditado antigo que diz : Uma mente desocupada é uma oficina para o diabo.

Deus sabendo disto orienta o homem a manter-se ocupado; para não ficar pensando besteira ou maquinando o mal; inclusive para ganhar o seu sustento e não passar necessidades materiais.

Provérbios 6:6-11 -> ''Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado,preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca,cochilando um pouco,cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você.''

Há muitas pessoas que não agem corretamente em sua vida; não estudam , não trabalham; daí , ficam reclamando porque não tem o que desejam, e ficam olhando e invejando as coisas que aqueles que se prepararam e estão trabalhando , adiquirem ou adiquiriram.

Enclusive há cristãos que reclamam a Deus dizendo : sou seu filho e não tenho nada; e muitos que nem fazem tua vontade tem bens materiais e financeiros , isto é injusto.

Não é injusto, porque Deus deu a terra, as oportunidades aos filhos dos homens, sejam cristãos ou não.

Assim, basta aproveitar as oportunidades de estudo e trabalho para ganhar e abastecer-se.

O que acontece é que os filhos dos não-cristãos muitas vezes preparam-se e galgam postos importantes na vida secular.

Enquanto que os filhos dos cristãos acham que só orando , Deus fará a prova do concurso para ele e teste para emprego .

Então como devem proceder os pais cristãos em relação a seus filhos , a fim de que tomem posse das boas oportunidades que a vida oferece aos filhos dos homens ?

1- Incentivo ao estudo

Sem preparo não se consegue aprovação ao concorrer a uma vaga de trabalho, tanto no setor privado , bem como no público ( governamental ) .

2- Incentivo ao estudo bíblico

Mateus 6:33 -> '' Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. ''

Devem incentivar a frequentar uma escola bíblica ( os céus são os céus do Senhor ) , a fim de ao entender a Palavra de Deus apliquem seus ensinamentos em sua vida, para que Deus possa derramar bênçãos tanto materiais como espirituais.

Quem só se preocupa com as coisas materiais pode até ficar rico e ter bem estar aqui na terra; porém o cristão temente a Deus e trabalhador além de ter uma vida abundante materialmente aqui na terra, até podendo contribuir expressivamente na obra de Deus, terá uma vida também de paz aqui na terra, porque tem certeza que no final terá uma vida gloriosa junto a Jesus no céu.

3- Granjeai os talentos

Se Deus lhe deu saúde e inteligência, aproveite, prepare-se para a vida.

Muitas vezes pessoas sadias fisica e psicológicamente , por falta de vontade , não chegam aonde pessoas deficientes chegam.

Mateus 25:14-30 -> ''E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. "Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: 'O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco'. "O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!' "Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: 'O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois'. "O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!' "Por fim, veio o que tinha recebido um talento e disse: 'Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que pertence ao senhor'. "O senhor respondeu: 'Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. 'Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes''.

4- Aproveite seu tempo

Efésios 5:16 -> '' aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. ''

Neste versículo o apóstolo Paulo orienta aproveitar o tempo, preparando-se espiritualmente, pois as dificuldades vem, e aquele que estiver preparado na Palavra de Deus vai vencendo uma a uma, com a força de Jesus.

Isto também é válido na vida material. Pois, cada dia que passa a concorrência é maior, porisso precisamos remir ( aproveitar ) o tempo nos preparando para a luta; seja empregado , funcionário público, autônomo, liberal ou empresário.

Mas não tenha medo, faça sua parte que Deus é fiel e fará a parte d' Ele.

Isaías 41:10 -> '' Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. ''

Teólogo Levindo Miranda