CULTO RACIONAL - o que é ?

 

Romanos 12:1 -> '' Portanto, irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. ''

O que é Culto Racional ?

É um culto feito com o uso do raciocínio.

Culto é adoração, homenagem que se presta a divindade e, raciocínio é uma operação mental com que se deduz ou induz, de uma ou outra mais premissas um juízo; faculdade, ato ou maneira de raciocinar.

Assim sendo, somente o ser humano, dentre os seres terrenos, pode prestar um culto racional, com entendimento , com decência e ordens.

Para se prestar um culto racional é preciso entender porque se deve fazê-lo.

Primeiramente, se deve entender através da Palavra de Deus (Bíblia) que Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança para adorá-lo.

Gênesis 1:26-27 -> Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.'' Criou Deus o homem à sua imagem,à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Em segundo lugar, o homem ou a mulher deve saber que só está neste mundo, porque isso faz parte do Plano de Deus.

Ele sabe porque colocou o homem ou a mulher aqui.

Bíblicamente , nínguem é obra do acaso , cada um tem uma missão a cumprir aqui na terra.

Para saber qual é essa missão é necessário estár em sintonia com os mandamentos da Palavra de Deus, ouvindo o que o Espírito Santo está falando, ensinando e orientando.

Voltando a se falar de prestar um culto racional, é necessário antes entender a boa vontade de Deus atraves da Bíblia, por pregação ou leitura da mesma.

Daí, pode e deve cultuar a Deus de forma ordenada e decente; sabendo o que está fazendo.

1Co 14:40 -> '' Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.''

O culto na igreja deve ser feito para adorar a Deus; e, não para divertir a irmandade.

Atualmente, a maioria dos dirigentes de igreja está preocupada em encher a igreja , procurar fazer um culto primeiramente visando satisfazer a irmandade, provocando emoções, êxtase ; em vez de alegrar o coração de Deus, que é o principal objetivo da adoração.

1 Timóteo 4:1 -> '' O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.''

Para ser uma igreja ''atualizada'' tem que ter dança, teatro, grito, canção da hora; tudo isso em detrimento da Palavra de Deus.

Assim, os presentes ao culto ao término do mesmo saem alegres e cansados ; mas muitos não sabem nem o tema do que se pregou durante a adoração.

Mas, o apóstolo Paulo já alertava , nos primórdios da Igreja de Cristo , para que se pregasse a Palavra genuína , a fim de que Timóteo se salvasse e seus ouvintes também.

1 Timóteo 4:16 -> ''Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto você mesmo quanto aos que o ouvem.''

Portanto, se o pregador não pregar a verdadeira Palavra não se salvará e nem seus ouvintes se salvarão.

Hebreus 11:6 -> ''Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.''

E, para se ter fé é preciso antes entender a Palavra de Deus .

Senão, não tem como se prestar um culto racional com decencia e ordem.

Deus não se agrada de desorganização.

Tudo que Ele fez está dentro de seus planos.

Primeiro, Ele fez a terra e nela o jardim para depois fazer o Adão.

Já pensou se tivesse feito Adão sem antes ter feito um lugar para colocá-lo ?

Onde Adão iria morar?

Teólogo Levindo Miranda.