Profecias ou profetadas ?

No dicionário da Bíblia de Almeida , segunda edição, da SBB , encontramos os significados :

Profecia -A mensagem de Deus anunciada por meio de um profeta a respeito da vida religiosa e moral do seu povo (2Pe 1.20-21). As profecias tratam, às vezes, do futuro, mas geralmente se pendem às necessidades das pessoas.

Profeta, Profetisa - Pessoa que profetisa, isto é, que anuncia a mensagem de Deus. No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4) . No NT,o profeta falava baseado na revelação do AT no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã ( At 13.1 ; Co 12.28-29 ; 14.3 ; Ef 4.11). A mensagem anunciada pelo profeta de hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. João Batista ( Mt 14.5 ; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11 , 46 ; Lc 7.16 ; 24.19 ; Jo 9.17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam , afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Dt 18.20-22 ; At 13.6-12 ; 1Jo 4.1).

Devemos acreditar em profecias porque elas são biblicas , mas em profecias verdadeiras ; e, não em como vemos na maioria das vezes , elas serem dadas ''adoidadamente'' por ''profetas'' que querem se autovalorizar ou até ganhar dinheiro com isso.

Há pregadores que após pregarem costumam dar pelo menos três ''profecias'' para reforçar sua pregação.

Outros já não se contentam com três profecias, dão-nas por atacado, não sobra um só presente no culto sem levar uma profetada.

E o povo gosta !

Só que as profecias dadas por Deus vão se realizar na vida das pessoas ; enquanto que as falsas logicamente não se concretizarão .

As profecias verdadeiras são úteis para quem recebe, inclusive serve para aumentar a fé das pessoas em Deus.

Enquanto que as profecias mentirosas servem para diminuir a fé das pessoas que ainda não tem muita firmeza na Palavra de Deus.

Então, onde está o mal das profecias falsas (profetadas) ?

Quando elas são dadas para pessoas alicerçadas na Bíblia, que buscam prioritariamente a salvação, conforme Mateus 6:33 , não há perigo nenhum ! Pois, o cristão amadurecido na Palavra sabe discernir a verdadeira da falsa . O perigo está quando estas profetadas são dadas para pessoas que não estão bem firmadas na Rocha, que é Cristo Jesus ; pessoas, essas que buscam em primeiro lugar a cura e a riqueza material.

Mateus 6:33 --->

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

As pessoas incautas são um campo fértil para os falsos profetas. Porque elas estão ávidas por generosas profecias em que o falso profeta distribui cura, casa, apartamento, emprego bom, carro ; enfim tudo que é de bom para vida terrena.

Mas, nada disso vai acontecer na vida das pessoas , porque Jesus nos orienta para buscar-mos antes o Reino do Céu , que o resto nos será acrescentado.

Deus não nos promete riqueza. Ele nos promete tão-somente suprir nossas necessidades ; não nossa vaidade.

Fiquemos firme na presença do Senhor que ele cuidará de nós ; e, dentro da vontade d'Ele além da salvação Deus é poderoso para nos dar a cura que precisamos e também uma vida próspera tanto no campo material , emocional e espiritual.

O segredo para estarmos bem com Deus é sermos obedientes à Sua Santa e Bendita Palavra. Daí , os milagres vão acontecer em nossas vidas sem necessidade de corrermos atrás de bênçãos .

Deuteronômio 28:1-9 -->

1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; 2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. 6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. 7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá. 9 O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos.

O apóstolo Pedro já advertia os cristãos a fim de que tomassem cuidado com os falsos profetas conforme se verifica em 2 Pedro 2:1-3 -->

1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; 3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.

Portanto vamos ficar cada vez mais firmes na presença do Senhor ; procurando aprender mais sobre a Bíblia, a fim de reconhecermos se um profeta é verdadeiro ou falso.

Assim não seremos enganados !

Teólogo Levindo Miranda

Última atualização ( Qui, 04 de Abril de 2013 18:42 )