Como conquistar

Josué 1:1-9 -> 1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.
                    

Introdução ->

 A grande maioria dos homens e mulheres tem planos  de conquista.
Nada de errado nisso; desde que seja dentro da vontade de Deus . Ele tem muitas bênçãos para nós. Só que muitas vezes estas bênçãos não são liberadas porque não sabemos pedir como convem.

Tiago 4:3 ->  Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Para conquistarmos o que desejamos é necessário orarmos corretamente dentro da vontade de Deus ; nos aproximando a Deus por meio de palavras ou pensamentos, em particular ou em público.

A oração só é eficaz quando o Espírito Santo ora conosco.

Romanos 8:26-27 -> 26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.

Para tanto é necessário confessarmos nossos pecados (Salmo 51) ; adorarmos ao Senhor (Salmo 95:6-9 ; Apocalipse 11:17) ; estarmos em comunhão com Ele ( Salmo 103:1-8) , sermos gratos a Ele (1 Timóteo 2:1).

Ainda, para que nossa oração seja atendida precisamos nos purificar  ( Salmo 66:18), termos fé ( Hb 11:6), vivermos em união com Cristo ( Jo 15:7), nos submertemos à vontade de Deus ( 1 Jo 5:14-15 ; Mc 14:32-36)  , sermos dirigidos pelo Espírito Santo ( Jd 20), agirmos com espírito de perdão ( Mt 6:12) e nos relacionarmos de forma correta com as pessoas ( 1 Pe 3:7).

É muito comum irmos a culto de vitória e o pregador dizer :

 

RECEBA A BÊNÇÃO IRMÃO !

Como receber a bênção se não tivermos uma vida correta com Deus ?

Há crente que sai de uma campanha de vitória e já entra em outra , e não acontece nada de bom na vida dele .

Por quê ? Porque não adianta nada participarmos de cultos de bênçãos , de vitória, de prosperidade , se não andarmos dentro do que a Bíblia nos ensina.

Não nos enganemos.

Se fizermos a vontade de Deus , não precisamos participar de nenhuma campanha para sermos abençoados.

Além do que já foi exposto , para conquistarmos o que desejamos precisamos :

 

1. Não murmurarmos

Dt 1:34-40 -> 34 Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se e jurou, dizendo:
35 Nenhum dos homens desta geração perversa verá a boa terra que prometi com juramento dar a vossos pais,
36 salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao Senhor.
37 Também contra mim o Senhor se indignou por vossa causa, dizendo: Igualmente tu lá não entrarás.
38 Josué, filho de Num, que te serve, ele ali entrará; anima-o, porque ele fará que Israel a receba por herança.
39 E vossos pequeninos, dos quais dissestes que seriam por presa, e vossos filhos que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, esses lá entrarão, a eles a darei e eles a possuirão.
40 Quanto a vós, porém, virai-vos, e parti para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho.

Nm 11:4-9 -> 4 Ora, o vulgo que estava no meio deles veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel também tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
5 Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos.
6 Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.
7 E era o maná como a semente do coentro, e a sua aparência como a aparência de bdélio.
8 O povo espalhava-se e o colhia, e, triturando-o em moinhos ou pisando-o num gral, em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco.
9 E, quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, sobre ele descia também o maná.

Deus não tolera murmuração , todos aqueles que murmuraram no deserto , morreram e não entraram na Terra Prometida , com exceção de Josué e Calebe que foram fiéis a Deus.

Portanto , não reclamemos sem razão a Deus.

 Deus nos coloca em dificuldades muitas vezes para que cresçamos espiritualmente.

Ele não  nos cobra nada além daquilo que possamos suportar.

Suportemos as lutas , confiando que no final teremos vitória.

2. Não nos acovardemos                Nm 13:25-33

Não tenhamos medo de gigantes , porque maior é aquele que está conosco.

Com Jesus não somos gafanhotos diante das grandes dificuldades .

Creiamos que certamente venceremos no poder de Jesus Cristo.

3. Com ousadia  conquistaremos

Josué 3:5-7 -> 5 Disse Josué também ae povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do pacto, e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca do pacto, e foram andando adiante do povo.
7 Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer- te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo.

Com ousadia  conquistaremos a Terra Prometida ; ou seja , aquilo que pedirmos ao Senhor.

Porém, temos que nos santificarmos ou seja , separarmos de tudo aquilo de que Deus não se agrada.

Com coragem seremos vencedores em Jesus,e tomaremos posse da bênção !

Ele é nosso general de guerra !

 

Teólogo Levindo Miranda.

Última atualização ( Qua, 07 de Novembro de 2012 01:01 )