A letra mata

2 Coríntios 3:6 -> O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
 

Quando o Apóstolo Paulo fala que a letra mata , ele não está dizendo que não devemos estudar a Bíblia .

O que mata são as letras da Lei do Antigo Testamento. Quem tentar salvar-se pelas ordenanças do Antigo Testamento certamente morrerá .

Porque a salvação pela Lei (Os Dez Mandamentos e demais determinações da Antiga Aliança) só é possível por um homem perfeito ; e , como todos os homens são imperfeitos , então a tentativa de salvação pela Lei certamente redundará em morte .

A ''letra'' representa o ministério da morte , dado aos Israelitas atravéz de Moisés (2 Coríntios 3:7-> E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória) escrito em tábuas de pedra .

Ninguém  conseguiu cumprir a Lei perfeitamente , a não ser Jesus que era perfeito.

Mas , os demais somente  podem se salvar  pelo ministério do  Espírito , quando crerem que Jesus é o Filho de Deus .

A Lei aponta o pecado, mas não pode dar vida .

Na Dispensação da Graça , onde a salvação foi proporcionada pela morte  de Jesus na cruz , a vida eterna vem do Espírito Santo ; ou seja , o Espírito vivifica.

Assim sendo , devemos estudar a Palavra de Deus , sim ; conforme orientações encontradas em :

1 Tessalonicenses 5:21 -> Examinai tudo. Retende o bem.

1 Timóteo 4:13 -> Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

2 Timóteo 2:15 ->Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Apocalipse 1:3 ->Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Mateus 13:52 -> Ele lhes disse: "Por isso, todo mestre da lei instruído quanto
ao Reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro
coisas novas e coisas velhas".

Portanto,todo o cristão comprometido com a Obra de Deus , deve se esforçar em melhorar  cada vez mais seus conhecimentos bíblicos­­­­­­, a fim de levar a mensagem da cruz àqueles que ainda estão  fora do aprisco do Senhor .

Teólogo Levindo Miranda.